Em que estágio encontra-se sua empresa? Falta “fôlego” financeiro para expandir e mudar de patamar? O fluxo de caixa está “estrangulado”pela pressão do mercado? Dificuldades entre sócios? Problemas para sucessão?
Problemas muito comuns principalmente em empresas familiares crescendo em seu mercado.
Existe uma modalidade de investimento que além de solucionar as questões financeiras, pode ajudar muito na revitalização administrativo de uma empresa.
O private equity é uma modalidade de investimento em que algumas empresas aportam capital em outras organizações,normalmente em troca de cotas de participação societária, através de um fundo estruturado para este fim esperando que anos à frente possam revender estas cotas por valores recompensadores.
Diferente dos financiadores tradicionais, como os bancos que tem um objetivo específico de remunerar seu capital emprestado por taxas determinadas e tempo determinado (e normalmente curto), no caso dos private equity os investidores entram no negócio não apenas com capital comprando parte da companhia, mas também com seu “know how” em gestão ou do mercado de atuação, auxiliando a recebedora dos valores na restruturação da gestão, influenciando seus métodos e processos.
Os fundos de private equity então, tem um compromisso com a evolução dos resultados da empresa captadora de recursos, pois a remuneração de seu capital será tão maior quanto melhor desempenhar os negócios até o momento de sua saída.
Outro ponto importante para muitas empresas captadoras de fundos, é que estes fundos normalmente tem uma data prevista e acordada para sair do negócio investido, ou seja, negociar sua participação societária. Isto torna também essa modalidade de investimento, além de rentável para muitos fundos que investem, uma fonte de financiamento mais barato para as empresas captadoras, pois a remuneração está atrelada a valorização das cotas da empresa, e não a um contrato com juros e taxas compulsórias.
Importante ressaltar que estes fundos de private equity buscam empresas já estabelecidas, com uma história, espaço no mercado definido e claro, com grande potencial de geração de caixa rápido, onde possam aportar capital e expertise para alavancar rapidamente um negócio.
Portanto não se trata aqui de investimentos em idéias ou “start ups”, onde os negócios ainda são um embrião em busca de comprovação de seu modelo de negócio, independente do potencial que apresente.
Este assunto é tratado por outra modalidade de investimento, semelhante mas não igual, chamada de Venture Capital.