[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Muitas das empresas que trabalhamos são familiares e sempre uma dúvida esta presente na mesa de seus gestores; Quais os melhores indicadores de performance para avaliar a gestão da empresa?
Pois bem, a resposta pode passar por uma única palavra, ou melhor sigla, o EBITDA, que traduzido do inglês significa “Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações”.
Claro que existem vários indicadores de performance de gestão para uma empresa, mas o grande problema é que normalmente são tão complicados e/ou distantes de nosso dia a dia, que precisamos de um especialista para calcula-lo e interpreta-lo.
Então, o EBITDA veio para tentar compilar em um único indicador a performance de toda uma empresa e o melhor, nos da uma referência de como estamos no mercado, pois permite uma comparação mais clara com outras empresas ou segmentos. Isto ocorre porque consegue utilizar informações que são mais padronizadas em todo o mundo.
Assim, ao final do dia, todas suas decisões sobre cada uma das linhas de receitas e despesas de sua empresa, que convergem ao final para um dos principais objetivos de qualquer empresa que é gerar caixa para manter ou desenvolver sua empresa.
Como uma medida simplificada da capacidade de geração de caixa de uma empresa, ele deixa de fora em seu cálculo, questões que têm interferência dos governos locais, como as taxas de depreciação e de impostos, que variam de um pais para outro, e também evita a volatilidade que esta fora de nosso controle como, as taxas de juros de cada mercado financeiro e os eventos não operacionais que afetam uma empresa.
Assim o que temos ao final com o EBITDA é o valor real, ou seja, o caixa gerado por uma empresa que permite então cobrir as obrigações externas de uma empresa. Em outras palavras, é a capacidade que uma empresa tem de assumir novos investimentos ou de amortizar suas dívidas e compromissos com terceiros e é este indicador que deve ser levado em consideração por qualquer gestor, antes de decidir adquirir ou não um novo equipamento, veículo, prédio ou ativos em geral.
Alguns podem perguntar se a analise do Lucro Liquido, não seria o indicador ideal para avaliar a gestão da empresa e a resposta é TAMBÉM, porém nos traz uma informação diferente.
O Lucro Liquido nos indica o valor que é gerado para os Acionistas de uma empresa, e que portanto podem ser divididos entre eles ou incorporado total ou parcialmente na própria empresa.
Diferente disto o EBITDA indica se seu negócio gera resultado para sua EMPRESA se manter/expandir ou não.
Claro que o EBITDA não está imune a criticas, pois deixa de fora também os investimentos que uma empresa faz para operar o que demanda uma análise à parte, mas que não invalida a análise feita somente com a Geração de Caixa.
E por último e talvez o mais importante, é o EBITDA que vai nos dar uma noção de quanto vale nossa empresa, mas isto é outro assunto.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_single_image image=”617″ border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]