Quero fazer uma pergunta importante para vocês:
Você sabe quanto vale sua empresa ou sua marca ? Essa é uma resposta que você deveria ter na ponta da língua. Mas não funciona palpites e achismo.
Só vai ser efetivo se você conseguir defender este valor, se tiver um embasamento técnico por trás.
Se você acha que avaliar sua empresa é uma coisa simples e corriqueira, eu tenho certeza que você está enganado.
Na verdade avaliar uma empresa de menor porte, em termos de conceito final, não deveria mudar muito da avaliação de uma empresa maior, talvez ela dispense somente algumas sofisticações, mas a busca final é a mesma.
Em todos os casos, o objetivo é o de entendermos em quanto tempo o dinheiro investido vai retornar para o seu investidor ou por outro ângulo, qual a taxa de retorno que este investimento vai proporcionar ao longo do tempo para quem comprou.
Já encontrei muitas fórmulas criativas para valorizar uma empresa. Descobri por exemplo que uma empresa de ônibus pode ter seu valor determinado pelo número de “placas” de ônibus que ela tem, ou seja, número de ônibus.
Alguém determinou que cada placa de ônibus vale sei lá R$ 500.000,00 e assim multiplica pelo número de veículos por ex. 100 ônibus e Plim. Temos o valor da empresa de R$ 50 milhões, simples não? Mas está certo isto?
Também neste mesmo mercado, encontrei avaliação de empresas de ônibus pelo número de passageiros transportado no mês ou ano. Cada passageiro transportado vale R$ 5,00 se transportou no ano 10 milhões de passageiros, temos os mesmo R$ 50 MM por outro caminho diferente.
Muitos de vocês já devem ter visto principalmente no comércio, venderem uma lojas por um múltiplo do faturamento, ex. 10 x a venda mensal ou 1 x venda anual e por ai vai.
Mas pense comigo, o que estas formas de avaliação que comentei têm em comum?
Todas elas avaliam o tamanho do negócio, mas nenhuma delas avalia o quanto ela gera de dinheiro ou se a empresa entrega algum resultado ou não, se dá lucro ou prejuízo.
Se você não viu meu vídeo ” Dono ou Empresário” disponível em meu canal do Youtube assista lá e veja que, “Dono” pensa só em Faturamento, mas o “Empresário” pensa em Lucro.
Somente o Lucro nos dará uma real noção do retorno do investimento e portanto de quanto de $ vamos conquistar com a compra desta empresa.
Uma empresa pode ser a maior de seu mercado e chamar muito a atenção de investidores, mas pode estar perdendo muito dinheiro a cada mês. Certamente seu valor será impactado por isto.
Desta forma não dá para avaliar um negócio sem considerarmos no mínimo o Lucro que ele te retorna em cada período para só aí então compararmos com o investimento na negociação. É desta forma que entenderemos em quanto tempo esse $ volta ou qual a taxa de retorno que terei nesse investimento, para comparar por exemplo, com uma aplicação bancária ou o investimento em outro negócio.
A maior dificuldade mesmo nestas empresas de pequeno e médio porte é conseguirmos uma informação de lucro correta e confiável, pois a maioria delas não leva muito a sério seus balanços patrimoniais e demonstrativos. E ai como confirmar os resultado do negócio?
Verbalmente somente pela informação do vendedor de que a empresa da lucro, no melhor estilo “la garantia soi yo” , vai ser complicado eu por meu dinheirinho ali.
Em empresas mais estruturadas podemos discutir sobre Lucro operacional, EBITDA, Fluxo de caixa livre, mas sejamos realistas que nos pequenos negócios não chegaremos nem perto disto.
Não seria o caminho mais adequado, mas para uma operação menor e se o investidor estiver com apetite para comprar, ele pode assumir alguns riscos e chegar a uma referência através da análise do fluxo de caixa da empresa, o que em último caso pode até ser feito por extratos bancários e controles de caixa em $ que a empresa tenha.
Claro que existem algumas distorções conceituais em fazermos desta forma, mas em alguns casos “o ótimo é inimigo do bom”, e o que é possível aqui é apenas o “bom”.
Se você conseguir levantar as receitas e despesas de um período maior possível, você consegue identificar o que é recorrente todos os meses por exemplo, e verificar o que sobraria ou não, de caixa todo mês.
A partir daí com uma projeção deste resultado por um período maior você pode calcular o quanto gerará de caixa excedente e assim identificar com um pouco de matemática financeira, seu retorno do investimento.
Enfim, é uma simplificação possível para acharmos algum valor que tenha um mínimo de embasamento técnico na discussão, pois o objetivo aqui é o de eliminarmos da conversa o lado emocional ou o achismo, e trazermos a discussão para fatos e números.
Bem falaremos mais profundamente sobre este tema em nosso curso de avaliação de empresas, mas aqui a ideia para quem não conhece o tema e tem um pequeno negócio é deixar claro que existe uma forma técnica de fazer o cálculo e deve ser ao menos com algum tipo de lucro que consiga apurar.
Espero que tenha ajudado a provocar uma reflexão sobre o verdadeiro valor de sua empresa.
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Até mais
Sergio Simonetti