O setor de Transmissão de energia tem se saído muito bem desde 2016, quando houve aprimoramento regulatório para os leilões de Transmissão no país.
Para fazer frente a necessidade de conectar novos ativos de geração instalados em diferentes regiões do país ao sistema integrado, o segmento vem apresentando grande expansão, investimentos e permitindo o crescimento relevante de suas operadoras e empresas prestadoras de serviços que orbitam ao redor deste sistema.
Uma das grandes vantagens deste setor é o fato de não sofrer diretamente os possíveis impactos de incremento nas inadimplências ou redução de consumo, uma vez que no momento da licitação dos ativos, já é definida a receita anual prevista e que é
reajustada anualmente por índice de inflação oficial, independente da
quantidade de eletricidade transportada pelas suas linhas de transmissão e do
preço ou custo de geração da energia.
Esta previsibilidade na geração de fluxo de caixa para as concessionárias, além de sua baixa exposição as oscilações do dolar tornam este setor um dos “queridinhos” para operações de M&A no Brasil.
O setor também será um dos propulsores de investimentos no país com uma previsão de investimentos da ordem de R$ 103,7 bilhões na próxima década segundo os reguladores. Fiquem de olho!
A Ânima Inteligência assessora operações de M&A neste e outros setores do mercado. Maiores oportunidades: 41 30238434 ou anima@animainteligencia.com.br