Valuation

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Value

É comum nos depararmos com empresários que querem negociar suas empresas e que dizem ter  um valor já definido para seu patrimônio.

Mas, quando se faz a pergunta chave ,”Mas como vocês chegaram a este valor?”,é que percebemos  o grau de oportunidade que temos para profissionalizarmos esta discussão.

A resposta pode variar  do, “É o que eu acho que vale”,”É o valor do imóvel da empresa”,”É o valor dos ativos totais”, “É o meu faturamento anual”, até ao ” É o que me interessa para poder vender”.

São poucos ainda que podem responder com um, “É fruto de um processo de avaliação profissional”.Mas é o que o mercado espera e quanto maior for o negócios em questão, mais profissionalizado deve ser este estudo.

Pois bem, claro que cada um tem seu critério de avaliação pessoal, mas é bom que todos saibam que em um processo que envolvam profissionais do outro lado da mesa, é importante conseguirmos sustentar a construção desse valor e ainda convencê-los de que isto faz sentido.

Não é uma missão simples muitas vezes o convencimento geral, mas o mais difícil certamente é convencer o empresário de que o valor possível para sua empresa, não é bem aquele que ele imaginava.

Então qual o método mais justo para os 2 lados, para definirmos este valor? Vejamos alguns deles:

Múltiplos do faturamento

É um método clássico, que se aprendia nas faculdades há décadas passadas, e  como o próprio nome sugere, indica que o valor de uma empresa está vinculado única e exclusivamente ao seu faturamento.

O cálculo do valor consiste em multiplicar o faturamento anual por um fator de mercado, denominado múltiplo.
A única vantagem perceptível deste método, é a sua facilidade de compreensão e aplicação.
Porém, o esforço e a eficiência do corpo de  gestores da empresa e suas estratégias para o futuro, não são consideradas em nenhum momento neste modo.

Isto indica que, se a sua empresa for mais eficiente e operar com níveis de custos inferiores aos da concorrência, tal vantagem simplesmente não será considerada. Tão pouco considerarão aqui uma visão futura dos negócios, como suas taxas de crescimento, por exemplo.

Múltiplos de EBITDA

Um método mais aplicado na atualidade é o múltiplo de EBITDAs, semelhante ao de faturamento, encontra-se o valor de uma empresa ao aplicarmos um fator de mercado sobre um indicador específico.Normalmente este múltiplo é definido pelas últimas  negociações de empresas  semelhantes ou do mesmo segmento de mercado.Agora porém, leva-se em conta a geração de caixa da empresa, o chamado EBITDA, do período definido.
Começamos então a considerar que as empresas com margens diferentes, oferecem também diferentes valores a seus proprietários, ainda que apresentem níveis de faturamentos semelhantes ou lucros semelhantes, privilegiando assim, alguns efeitos da gestão do seu negócio.
Porém calcular o EBITDA de uma empresa  é uma operação mais complexa que apenas identificar o seu faturamento. Além disto, o método de múltiplo de EBITDA ainda NÃO considera alguns fatores relevantes para o valor da empresas, como:
• As demandas de desembolsos com ativos imobilizados, ou Capex, que não são considerados neste método. Assim, uma empresa que se encontra em momento de importantes desembolsos de capital, naturais para os primeiros anos de operação ou para determinados setores do mercado, podem ser beneficiadas nesta análise.
• O poder de negociação de compras, vendas e de gestão de estoques.

• O potencial de crescimento e  de expansão do negócio.
• Nível de risco de variação na geração de caixa apresentadas nos próximos anos.

Não  é o método de avaliação mais indicado para uma empresa que se encontra em momento de pleno crescimento.

Fluxo de caixa descontado

O método de avaliação pelo fluxo de caixa descontado oferece maior precisão em seus resultados e tem sido considerando como um dos mais confiáveis pelos investidores. Ele considera os principais fatores de impacto no valor de uma empresa: sua capacidade de geração de caixa, sua taxa de crescimento e os riscos envolvidos.
Este trabalho que é bem mais complexo, demanda uma elaboração de cenários de negócios bastante profissional e respaldada por um plano estratégico claro, além de um nível de detalhes de informações de custos bastante mais precisos, mas é recompensado pelas seguintes implicações:

• Considera a necessidade de investimentos e os diferentes estágios de maturidade;
• Considera a efetiva geração de caixa para os acionistas.
• Contempla a expectativa de crescimento e os resultados futuros;
• Considera que empresas com riscos distintos implicam em valores também distintos para os seus investidores.

Esse método permite uma remuneração mais justa para os vendedores, pois remunera também o “potencial” de seu negócio, o seu plano estratégico e não só o histórico de resultados e também traz uma motivação maior para o comprador, com o cenário positivo e viável apresentado.

Cada empresa e empresário tem suas particularidades, mas qualquer avaliação requer a análise de um especialista no assunto.

O mais importante é que todos na mesa estejam convencidos da história e dos números apresentados. Só assim a negociação será reconhecida como justa.